Você está visualizando atualmente Entre o fato e o fake

Entre o fato e o fake

  • Categoria do post:GESTÃO

Você sabe como identificar se uma notícia é verdadeira? O compartilhamento de informações mentirosas pode ameaçar a democracia. Fique atento!

Buscar meios para verificar a veracidade de uma informação é necessário, principalmente diante da quantidade de conteúdos despejados todos os dias na internet. Com as redes sociais, isso se torna ainda mais complexo. O compartilhamento de assuntos inverídicos é instantâneo e pode impactar negativamente na imagem ou na reputação de algo ou alguém. Essas são as chamadas fake news, ou notícias falsas.

O coordenador-geral de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs), da Secretaria Especial da MPE – órgão integrante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) –, Edivan Miranda, passou por uma situação complicada em 2016, quando foi divulgada uma fake news sobre microempreendedores individuais. “A informação dizia que a Secretaria estaria enviando boletos para as empresas e que os CNPJs inadimplentes seriam suspensos”, conta. Ele lembra que algumas instituições receberam boletos vencidos ou com data próxima ao vencimento. Muitas pagaram sem questionar. Para contornar a situação, foi necessária ampla divulgação de que a notícia era falsa.

Talita Lombardi também passou por uma situação parecida com a de Edivan. “Circulou na internet uma notícia sobre um curso, em Curitiba, que citava minha participação, mas na matéria não tinha nenhum link com informações essenciais a respeito, o que exemplifica perfeitamente uma fakenews”, relata a graduada em Administração com foco em Marketing.

Em ano eleitoral, as pessoas estão mais propensas aos conteúdos falsos. “É justamente nesse período de competição que assuntos distorcidos são disseminados, muitas vezes, por grupos que disputam o poder”, explica Fernando Oliveira, doutor em Comunicação e diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (Alaic).

A matéria completa, basta acessa: revistarba.org.br

Deixe um comentário