Conheça Fernanda Costacurta, a administradora por trás das redes de lanchonetes Marvin e Marietta
Por Leon Santos
Sócia-proprietária das redes alimentícias ‘Marietta’ e ‘Marvin’ — ambas com sede em Brasília-DF —, a administradora Fernanda Costacurta é a entrevistada da edição 158 da RBA. Pós-graduada em marketing e em Liderança, Inovação e Gestão 4.0’, ela destaca alguns dos pontos que considera estratégicos para administradores e gestores terem êxito na atualidade.
À frente da diretoria administrativa, a administradora fala ainda sobre planejamento estratégico, carreira, qualidade, experiência e dinamismo de processos para atender clientelas cada vez mais exigentes. Nas linhas a seguir, ela conta as particularidades do mercado em que atua e sobre sua visão empresarial.
Continuação da entrevista
(clique, aqui,e leia a primeira parte)
Você é especialista em liderança, inovação e gestão. Como você insere ou trabalha esses três quesitos nas empresas que você administra?
Como especialista em liderança, inovação e gestão, meu foco é implementar estratégias que impulsionam o desenvolvimento e a eficiência nas empresas que administro, refletindo esses quesitos em diversas áreas.
Na área de liderança, promovo a capacitação contínua dos colaboradores, investindo em programas de treinamento e desenvolvimento que visam não apenas aprimorar habilidades técnicas, mas também fortalecer competências comportamentais essenciais para liderança, como comunicação eficaz, trabalho em equipe e tomada de decisão. Uma meta atual é formar equipes de treinadores para que façam um melhor acompanhamento e inserção dos profissionais em nossas unidades.
No que diz respeito à inovação, estimulo uma cultura empresarial que valoriza a criatividade e o pensamento inovador. Incentivo a geração de ideias por meio de programas que alinham os objetivos estratégicos da empresa com os resultados-chave (key results) esperados. Em nosso programa de aceleração todos os líderes estão envolvidos e são encorajados a contribuir com ideias que possam impactar positivamente nos OKRs (objetivos e resultados chaves), relacionados à melhoria dos processos internos e ao lançamento de novos produtos ou serviços.
Na gestão, ainda utilizamos abordagens estratégicas para garantir a eficiência operacional e financeira. Implementamos os OKRs como uma ferramenta para monitorar o progresso em direção aos objetivos estratégicos definidos, permitindo um acompanhamento mais ágil e dinâmico dos resultados. Por meio dos OKRs, conseguimos identificar áreas de oportunidade e ajustar estratégias, conforme o necessário para alcançar metas preestabelecidas.
Em relação aos recursos humanos, desenvolvemos políticas que promovem um ambiente inclusivo, diversificado e de valorização dos colaboradores. Introduzimos planos de premiações, programas de reconhecimento e políticas de bem-estar, com os OKRs voltados para a melhoria do ambiente de trabalho e o aumento do engajamento da equipe.
Tendo em vista essas novas Revoluções Industriais e tecnológicas, tais como a Quarta e Quinta Revolução Industrial, de que forma vocês têm se preparado para esse contexto de inteligência artificial e inovações tecnológicas tão disruptivas?
Reconhecemos a importância de acompanhar essa evolução e integrar essas tecnologias às estratégias de negócios, especialmente no que se refere ao marketing e à interação com o público. Compreendemos que as redes sociais desempenham um papel crucial nos dias atuais.
A utilização de influenciadores digitais alinhados com nossos valores e propósito tornou-se uma ferramenta poderosa para alcançar o público. No setor alimentício, a imagem e a estética são fundamentais. Recentemente, implementamos uma mudança de branding para Marietta e Marvin, mantendo um visual mais clean e direto, porém sem perder a essência tradicional que carregamos desde nossa fundação em 1982.
Reconhecemos que os consumidores buscam não apenas tecnologia, mas também experiências memoráveis. Desde a abordagem no atendimento ao cliente até o serviço de delivery, buscamos proporcionar uma experiência única. No segmento de alimentação, estamos estudando maneiras de integrar tecnologias como totens de atendimento sem perder a personalização e a humanização no contato com o cliente, buscando oferecer praticidade sem tornar o serviço impessoal.
Além disso, compreendemos a importância das avaliações e da presença digital. Estamos utilizando ferramentas como o Google My Business para garantir que as informações sobre nossos estabelecimentos estejam facilmente acessíveis aos usuários, incentivando feedbacks e avaliações positivas por meio de incentivos aos clientes.