Para George Gois, além de comprometimento, empenho e dedicação, a área exige empatia social dos seus profissionais
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Há quase 20 anos atuando na gestão pública, o atual Secretário de Administração de Sergipe, George da Trindade Gois, fala sobre a área e conta o que considera indispensável ao exercício profissional. Para o administrador que, dentre outros cargos, já presidiu a Junta Comercial do estado de Sergipe, foco, comprometimento, austeridade e transparência devem figurar entre as principais qualidades de um gestor.
1) Quando se fala em gestão pública, o que é primordial e por quê?
O primordial para uma gestão, independentemente de ser no campo público ou privado, é o foco, o comprometimento, a austeridade e a transparência. Esses elementos juntos são a base para o sucesso da administração. Claro, outros elementos são importantes quando levamos em consideração uma gestão eficaz, como a busca de conhecimentos, a troca de informações e o intercâmbio com outros órgãos públicos.
Outro aspecto elementar é ter uma boa equipe. Observo: somente aceite [o trabalho] caso realmente goste daquela área, tenha força e garra para encarar a administração de um órgão público. Sabemos bem que ser gestor, ser líder, não é uma das tarefas mais fáceis, pois lidamos diariamente com colaboradores comprometidos e descomprometidos, seja na esfera privada e, mais ainda, na pública. Contudo, é preciso vencer estes e outros tipos de barreiras, uma vez que o trabalho em equipe é fundamental para a conquista do sucesso de uma gestão, tendo como meta prioritária o cidadão como extensão do estado.
2) De que maneira o administrador pode ser peça chave nos governos?
Atuo no setor público há mais de 18 anos, passando pela Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura e pela Assessoria de Planejamento, ambas integrantes da estrutura administrativa da Prefeitura de Boquim, em Sergipe; pela Junta Comercial de Sergipe [Jucese]; pela Direção Administrativa da Federação Nacional das Juntas Comerciais, a Fenaju; e, agora, pela Secretaria de Estado da Administração de Sergipe.
Com certeza, todo o meu conhecimento na área de Administração, aliado ao curso de formação acadêmica, foi fundamental para guiar minhas gestões nesses quatro órgãos. Não resta dúvida que o administrador tem toda a expertise para lidar com os trâmites administrativos de uma instituição e, principalmente, administrar os recursos humanos e financeiros da maneira
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