Recurso pode trazer resultados positivos como maior visibilidade e até ascensão na carreira e na vida pessoal
Por Rodrigo Miranda
Não é novidade afirmar que vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, em que para se destacar é fundamental se capacitar, investir em conhecimento e também cuidar da própria imagem. E o personal branding tem se mostrado uma ferramenta poderosa nesse processo.
Mas o que é exatamente o “personal branding”? A prática envolve a criação e gestão consciente da imagem pessoal, alinhando ações e posicionamentos que transmitam de forma clara os valores, habilidades e propósito de uma pessoa para seu público-alvo.
O termo comprova que no cenário atual, mais do que vender produtos ou serviços, é preciso saber vender a si próprio. Essa prática de construir uma imagem sólida e reconhecível — que reflete quem a pessoa é, seus valores, habilidades, e o que ela oferece ao mercado — tem impactos em diferentes níveis.
Thaís Cantanhêde, estrategista de comunicação e marca pessoal e diretora da ‘Primeira Linha Comunicação Estratégica’, explica que o profissional de personal branding é quase um estrategista pessoal. “Ele te ajuda a descobrir, organizar e destacar quem você é de verdade: o trabalho é mostrar o que você tem de único, seus valores, suas habilidades, para que outras pessoas vejam o quão especial você é”, diz a especialista.
A construção de uma marca pessoal vai muito além de ser apenas uma tendência. É uma estratégia de longo prazo que traz resultados reais tanto na vida pessoal quanto profissional.
“Com uma marca pessoal bem trabalhada, as oportunidades aparecem de todos os lados. Não é apenas sobre ganhar mais visibilidade, é também sobre ser reconhecido de uma forma que faça sentido para você,” afirma Cantanhêde, destacando o impacto positivo desse processo.
Aplicação
Desenvolver um personal branding eficiente requer tempo, estratégia e uma compreensão clara de quem você é e de como quer ser percebido. Não é uma prática restrita a influenciadores digitais ou profissionais de áreas criativas.
Qualquer pessoa, em qualquer segmento, pode se beneficiar ao entender a importância de ter uma marca pessoal forte. Mais do que um recurso de autopromoção, é uma ferramenta de comunicação e posicionamento estratégico que pode transformar carreiras e abrir novas oportunidades.
Um exemplo vem da cantora Anitta, que utilizou o personal branding para fortalecer sua marca e lograr êxito em suas carreiras nacional e internacional. Políticos também utilizam o recurso para conquistar novos eleitores e alcançar a vitória nas urnas.
Outra forma de como o personal branding pode impactar positivamente a carreira é a utilização de plataformas como o LinkedIn. Publicações regulares, com conteúdo relevante e autêntico, podem ser decisivas na construção de autoridade e credibilidade.
No LinkedIn, por exemplo, publicações regulares e alinhadas com os valores pessoais podem reforçar a marca profissional da pessoa. Compartilhar experiências, dar dicas e se posicionar sobre temas importantes do setor são algumas das formas de construir uma imagem autêntica e confiável.
Aplicação e carreira
A consistência e o engajamento com o público são fundamentais para que a estratégia funcione de forma eficaz. Além disso, esse serviço se consolida cada vez mais no mercado, acompanhando as transformações digitais.
Thelma Florence, consultora de imagem e estilo, ressalta que o personal branding já ultrapassou o estágio de tendência e tem mostrado um grande potencial para se consolidar ainda mais no futuro. Ela reforça que ter uma marca pessoal forte abre portas para diversas oportunidades, como promoções e parcerias; mas destaca que o branding ainda é visto como um serviço elitizado, o que limita o acesso para alguns profissionais no início de carreira.
“Com todos buscando o sucesso profissional e pessoal, ser bom no que faz não é mais suficiente, é preciso parecer bom. As redes sociais e a internet transformaram a maneira como nos apresentamos ao mundo, e a tendência é que o personal branding se torne cada vez mais essencial”, diz.
A nova vertente de marketing pessoal é um diferencial competitivo que pode abrir inúmeras portas. Seja para executivos, empreendedores ou influenciadores digitais, construir marca pessoal forte não é apenas uma opção, mas uma necessidade para se destacar.
Para quem deseja se tornar um profissional dessa área, Thelma reforça a importância do autoconhecimento e constante atualização. Também explica como é feita a formação; nem sempre centralizada em apenas um curso.
“Existem formações específicas em personal branding, mas saber reconhecer suas forças, estilo e estudar comunicação, marketing e tendências digitais ajudam muito. Além disso, aprofundar em recursos como storytelling, gestão de redes sociais, de imagem, e um pouco de psicologia são essenciais, mas o pulo do gato é estar sempre aprendendo a construir sua imagem e saber fazer o que prega”, sentencia.