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BAND-AID: segredos para grudar sua marca na mente do público

Prestes a completar um século de existência, o adesivo curativo transparente mais famoso do mundo traz lições importantes sobre inovação e construção de marcas

Por Adm. Leandro Vieira,

Criador do Administradores.com e autor do livro “Seu Futuro em Administração” (Campus/Elsevier)

Tenho certeza de que você nunca chegou à farmácia e pediu um adesivo curativo transparente. O pedido é sempre por um Band-A id. Essa marca se tornou sinônimo do produto que representa e atravessa gerações desde 1920, quando foi lançada. Qual o segredo das marcas que conseguem esse tipo de proeza?

Há muitos exemplos no mercado: Nescafé, Bombril, Chiclete, Gillette, Leite Moça, Miojo, Cotonete, Yakult… A lista é imensa. O que diferencia a história do Band-A id de todas elas são algumas curiosidades que ser vem para ilustrar muito bem como funciona o processo de inovação para a criação de produtos bem-sucedidos.

NÃO BASTA INOVAR E ACHAR QUE SUA CRIAÇÃO VAI DURAR PARA SEMPRE

O primeiro ponto é a identificação de uma necessidade. A esposa de um funcionário da Johnson & Johnson cortava e queimava os dedos com frequência quando ia cozinhar. O marido, então, resolveu buscar uma maneira de oferecer a ela, inicialmente, uma proteção para os dedos, mas acabou percebendo que poderia ser usado como curativo também.

Depois de testar e ver que funcionava, ele apresentou o protótipo ao superior imediato e logo surgiria nosso bom e velho Band-Aid no portfólio da companhia. Esse inventor, Earle Dickson, acabou construindo uma longa carreira na companhia e chegou a ser vice-presidente.

Identificada a necessidade, desenvolvido o produto, o sucesso no mercado foi imediato. Mas será que basta descobrir do que as pessoas precisam e pronto? Para uma história de quase 100 anos, tem sido necessário fazer bem mais. Entra em jogo, então, a expertise da Johnson & Johnson. Ao longo dos anos, foram criadas campanhas para públicos específicos, surgiram as versões dos adesivos com temas de clássicos infantis. Décadas depois vieram as múltiplas opções de tonalidade de pele e já é possível comprar Band-Aid personalizado na internet.

Hoje, há muitos similares no mercado. Mas o Band-Aid continua na liderança absoluta. É interessante perceber que outras marcas que se tornaram sinônimos dos seus produtos, mesmo mantendo-se vivas na memória do público, perderam espaço para concorrentes. Bombril, por exemplo, tem uma concorrência ferrenha com a Assolan, que abocanhou boa parte do seu público.

A lição que fica aqui é que não basta inovar e achar que sua criação vai durar para sempre. A longevidade de um produto ou de uma empresa exige saber se reinventar cotidianamente para enfrentar os desafios que as mudanças dos mercados exigem.

Lembre-se sempre disso!

 

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