As franquias são boas opções para quem quer empreender com riscos menores. No entanto, é preciso conhecer bem este tipo de negócio antes de se aventurar nele
Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
A definição simples, encontrada nos dicionários mais comuns de pesquisa, traz algumas reflexões. Primeira: se a marca é cedida ao franqueado, parece que o modelo de negócio se torna um pouco mais confortável para quem quer empreender. Segundo: verificam-se muitos tipos de negócio(desde alimentação, casa e construção, até moda, saúde e serviços automotivos, por exemplo). Desta forma, não é nada fácil decidir em qual ramo investir o dinheiro. Terceiro: com tantas aparentes “vantagens”, será que ainda assim é garantido investir em uma franquia?
Levando em consideração alguns dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no início deste ano, o modelo de franquias traz números estáveis, e até animadores. Os dados da Pesquisa de Desempenho da ABF apontam que no primeiro trimestre de 2017 o setor registrou aumento de 9,4% no faturamento, se comparado com o mesmo período de 2016. (Veja no quadro 1 os segmentos que tiveram destaque).
Segundo a pesquisa, o saldo de lojas abertas no primeiro trimestre foi de 2,3%, contra 1% do saldo de lojas fechadas. O número de lojas abertas é menor do que o apresentado no mesmo período de 2016, quando o saldo foi de 2,9% (abertas) e 1%, fechadas.
Para ler a matéria completa, clique aqui.