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Escalabilidade proporciona crescimento sustentável e sem limites 

Escalabilidade aumenta capacidade produtiva e pode levar empresa a crescimento exponencial. Entenda o que é o conceito

Por Rodrigo Miranda 

Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a escalabilidade se torna uma peça-chave para o sucesso e o crescimento sustentável. O termo significa a capacidade de aumentar operações e receitas sem aumentar o custo proporcional.

Por trás do conceito está uma série de estratégias e conhecimentos que garantem o roteiro para a expansão na organização. Ricardo Arriel, empresário e co-fundador da Line Bakery destaca que o cenário atual em que vivemos é fundamental para quem já empreende e para quem ainda vai começar nessa área.

“Escalabilidade é a capacidade de produzir com padrão e qualidade, em maior volume, e muitas empresas nascem com essa visão devido ao acesso à informação e avanços tecnológicos. Quanto à preparação, creio que cada vez mais as pessoas se interessam por aprendizado e não estão se aventurando no mercado empresarial apenas com a coragem, embora ainda exista isso, mas em percentuais menores”, avalia Arriel.

O conceito abrange desde a estruturação interna das empresas até a adoção de tecnologias avançadas. A inteligência artificial e a análise de dados têm desempenhado um papel crucial na identificação de oportunidades de crescimento e na otimização de processos; além disso, técnicas avançadas de administração, como metodologias ágeis e gestão de projetos, são empregadas para garantir uma abordagem eficaz e flexível para o crescimento. 

Adaptação 

Segundo Marcos Antônio de Camargos, doutor em administração e professor de Finanças na faculdade Ibmec-BH e na UFMG, afirma que em um ambiente de negócios volátil a necessidade de se adaptar para sobreviver é imperativa. Empresas escaláveis são baseadas em modelos de negócios enxutos e ágeis, sendo mais preparadas para enfrentar os desafios das constantes alterações no mercado, pois conseguem se adaptar mais rapidamente frente às alterações necessárias no volume de vendas sem ter que promover grandes adequações na sua estrutura organizacional, gerencial e logística. 

“Essas empresas conseguem aumentar suas vendas sem que sua estrutura de custos e despesas cresça na mesma proporção, isso feito por meio de investimentos em técnicas, processos e rotinas que permitam otimizar o uso dos recursos disponíveis, ganhando assim agilidade e eficiência. Ou seja, a escalabilidade permite que a empresa faça, produza e entregue mais bens e serviços com menos recursos”, diz Camargos. 

A escalabilidade não é apenas uma questão técnica, mas também uma questão estratégica. Ela está em todas as camadas de um negócio, desde o planejamento inicial até a execução diária.

No âmbito do plano de negócios, a escalabilidade deve ser cuidadosamente considerada e integrada. Empresas que visam o crescimento sustentável devem antecipar as demandas futuras, projetando as operações de forma a acomodar esse crescimento sem comprometer a eficiência ou a rentabilidade. 

No entanto, implementar e manter uma estratégia de escalabilidade não está isento de desafios e riscos. Para Marcos Antônio de Camargos, nem todo negócio é escalável. 

“Empresas que operam, por exemplo, em segmentos tradicionais e maduros, nos quais a concorrência é elevada, não são escaláveis. Dessa forma, ao se tentar implementar o conceito de escalabilidade em empresas que operam em mercados com essas características, corre-se o risco de não dar certo, e o que é pior: pode resultar em problemas para a empresa a médio prazo. Antes de se implantar a escalabilidade, deve-se analisar o mercado em que a empresa opera ou pretende ingressar”, explica. 

Excelência

É ainda considerado fundamental garantir que a qualidade do produto ou serviço não seja comprometida durante o processo de escalabilidade. Manter altos padrões de excelência é essencial para manter a fidelidade do cliente e sustentar o crescimento em longo prazo. 

A escalabilidade não é apenas uma vantagem competitiva, mas sim uma necessidade para as empresas que buscam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo. Para se escalar um negócio é necessário conhecer bem o seu nicho de mercado, construir um mix enxuto de qualidade e gerar recorrência.

Ricardo Arriel ressalta que seguir o planejamento e definir metas são o básico. Eles serão determinantes para alcançar o sucesso com a escalabilidade.

“Primeiro porque está ligada a sistemas de gestão, produção e também ao financeiro. Segundo, precisa-se de pessoas qualificadas para fazer um mapeamento e estruturar a empresa para esta nova etapa, pois quando se trata de escalabilidade, outros setores devem surgir na empresa como departamento de compras, logística, vendas e, por fim, e não menos importante, o plano de negócios bem estruturado para médio e longo prazo”, resumiu.