Você está visualizando atualmente O que esperar do mercado de trabalho em administração

O que esperar do mercado de trabalho em administração

Saiba quais são os cargos que mais crescerão até 2030. Ligados à tecnologia, eles poderão provocar drásticas mudanças no mundo da administração

Por Rodrigo Miranda 

A tecnologia segue em constante evolução, transformação, e impacta em diversos setores da sociedade. No mercado de trabalho o impacto é constante e, por isso, o profissional precisa estar sempre atento e capacitado para acompanhar as novas realidades.

Algumas profissões despontam com um futuro promissor, apresentando não apenas um crescimento significativo, mas também salários que refletem a importância estratégica desses profissionais. Um estudo feito em parceria pelas empresas TOTVS e a H2R Pesquisas apontou que três profissões se destacam como as mais importantes para o mercado brasileiro até 2030. São elas: 1) analista ou cientista de dados; 2) especialista em IA e em Machine Learning; e 3) analista de segurança da informação*.

Profissões mais importantes para o mercado brasileiro até 2030:

Analista e cientista de dados

São peças-chave no universo da informação. Eles exploram dados para extrair insights valiosos que impulsionam decisões estratégicas. Tem o poder de unir habilidades de Tecnologia da Informação (TI) e Marketing, criando uma simbiose que traduz números em estratégias eficazes.

Especialista em IA e Machine Learning

Eles não apenas compreendem as nuances da tecnologia, mas também as aplicam em diversos setores, tais como finanças, inteligência de negócios (BI) e engenharia de produção.

Analista de segurança da informação

Analistas de segurança da informação desempenham um papel vital na definição de políticas e regras de uso dentro das empresas. Esta profissão exige não apenas conhecimentos técnicos de profissionais de TI, mas também uma compreensão profunda do direito e das práticas de administração.

E como o profissional de administração pode se encaixar nisso tudo? A administração moderna exige não apenas habilidades tradicionais, mas também compreensão profunda das tecnologias emergentes.

Ao combinar habilidades gerenciais com entendimento aprofundado dessas tecnologias, os profissionais podem liderar iniciativas de implementação de IA nas organizações, garantindo uma integração eficaz que maximiza os resultados nos negócios. Segundo o professor do curso de administração da Universidade Metodista de São Paulo, Oswaldo Martins, o uso intensivo da tecnologia permite aos administradores compreender o conjunto de informações presentes e em tráfego nas organizações e, com isso, proporciona melhor visibilidade do negócio.

“Aliando-se à tecnologia, temos a estrutura de ações, entre elas a organização de processos, que representa mais sinergia nas equipes e facilidade em mudar estratégias que não são vantajosas. A resposta rápida com o uso das ferramentas tecnológicas garante que a organização e os administradores tenham desempenhos superiores aos seus concorrentes, estabelecendo vantagens competitivas para a sua organização”, explica Martins.

Emergentes

Também se destacam entre as profissões emergentes: 1) Gestão de Projetos Tecnológicos; 2) Consultoria em Transformação Digital; 3) Gestão de Dados e Analytics; 4) Desenvolvimento de Negócios em Inteligência Artificial (IA); e 4) A Importância da Capacitação Tecnológica.

Algo que pretende impactar de forma significativa no futuro e já tem um grande poder de transformação no presente é a Inteligência Artificial. Ela pode ser determinante para o sucesso na carreira, e o profissional de administração tem um grande campo de atuação para explorar.

Segundo Mirian Souza, administradora, executiva de TI e TEDx Speaker, a IA vem somar esforços na construção de organizações mais inteligentes e é uma ferramenta complementar que será utilizada em várias camadas do negócio.

“A IA veio para encurtar distâncias e aumentar as capacidades humanas em vez de substituí-las. Portanto, sob o ponto de vista gerencial, ela tem um papel importante em reduzir custos e aumentar a produtividade e performance das operações — preocupações essas presentes no cotidiano de todo o administrador”, avalia Mirian.

Liderança

À medida que o mundo dos negócios continua a se entrelaçar com a tecnologia, os profissionais de administração têm a oportunidade de liderar essa revolução. Para Oswaldo Martins, ao abraçar as mudanças tecnológicas e investir em habilidades inovadoras, os administradores não apenas garantem seu lugar no mercado, mas também moldam o futuro das profissões, demonstrando que a administração e a tecnologia podem caminhar de mãos dadas para alcançar o sucesso.

“A administração em todas as suas nuances de competências proporcionará às organizações e aos profissionais envolvidos a capacidade de assertivamente tomar decisões melhores para a empresa. Também permitirá que as instituições sejam mais competitivas e se mantenham em constante evolução no seu campo de negócio”, diz.

Para muitos, o futuro parece distante. Porém, a verdade é que essa distância já não é tão grande assim, pois o mercado já requer dos profissionais mudanças e capacitações em tecnologia no presente.

Mirian Souza ressalta que as tecnologias preditivas, além de uma série de mudanças sociais, culturais e de hábitos individuais, reconfiguraram a noção de carreira e de habilidades relacionadas ao administrador. Segundo a administradora, isso exige muita abertura ao desconhecido e desafia todos a darem novos contornos a diversas soft skills que serão fortemente exigidas.

“Está cada vez mais claro que quem vai fazer a diferença são aqueles profissionais que desenvolverem habilidades intrinsecamente humanas, e entender isso é essencial para se reinventar. Pensar além das diversas fronteiras e especificações, agora, é mais do que necessário”.