Você está visualizando atualmente Semana Laboral de Quatro dias mostra resultados expressivos no exterior

Semana Laboral de Quatro dias mostra resultados expressivos no exterior

Por Leon Santos

Cada vez mais organizações em todo o mundo incorporam a Semana Laboral de Quatro Dias como prática permanente. Após adesão de empresas de países como Emirados Árabes, Reino Unido, Espanha, Islândia e Japão, nos últimos meses têm sido realizados testes, também, nos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O novo modelo é chamado de ‘100 por 80 por 100’ (100% de salário, com trabalho em 80% do tempo e 100% de produtividade). De acordo com a ONG “4 Day Week” — organização incentivadora do modelo e que faz estudos sobre o assunto—, o resultado tem sido positivo.

Um exemplo vem do Reino Unido, onde segundo a ONG 92% das empresas que participaram do projeto decidiram manter o formato após os testes. Já entre os funcionários, 90% aderiram ao projeto e, como resultado, as organizações tiveram aumento de 35% em suas receitas.

No quesito saúde, as mesmas empresas apresentaram diminuição de 71% nos índices de Burnout (esgotamento físico e mental). Antes do projeto, 39% dos entrevistados relatavam se sentir estressados, não apenas com as atividades, mas também com o deslocamento ao trabalho.

No Brasil, a agência de comunicação Shoot adotou a prática em janeiro de 2022. Como resultado, obteve crescimento de mais de 300% de interesse nas vagas da empresa — após reduzir a semana para quatro dias e diminuir a carga horária de 8 horas para 6 horas diárias.

Percepção

Segundo a administradora especializada em Recursos Humanos Talita Oliveira, entre os benefícios obtidos com a nova prática estão o aumento do engajamento e da satisfação dos colaboradores, a atração e retenção de talentos, bem como o aumento da produtividade e criatividade. Ela destaca que ao experimentar uma semana de trabalho mais curta, os colaboradores passam a ter mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de melhorar sua percepção sobre a empresa.

“A organização que valoriza o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários fortalece o vínculo emocional entre ela e seus colaboradores. Isso é percebido por eles, o que atrai e retém talentos; o tempo livre permite mais descanso e resulta em maior criatividade e inovação”, diz Talita.

A consultora em recursos humanos da empresa de recolocação ‘Lee Hecht Harrison (LHH)’ Caroline Reis explica que a ideia de reduzir a carga horária semanal de 40 horas para 32 horas teve como motivação o estado físico, mental e emocional dos colaboradores, sobretudo, após o fim do isolamento e no pós-pandemia. Ela defende o descanso proativo que consiste em incentivar os funcionários a tirarem um período de descanso antes mesmo de apresentarem sintomas de exaustão e estresse.

“O descanso proativo ajuda a prevenir problemas de saúde e a manter a produtividade alta. É uma forma de valorizar e cuidar dos funcionários, além de ser um atrativo na hora da contratação”, destacou.

Caroline conta que muitos profissionais qualificados têm optado por trabalhar em empresas que oferecem tais práticas, e que o novo comportamento pode representar um risco, no quesito rotatividade, às organizações que não adotam a medida. A administradora ressalta, ainda, que tais profissionais são justamente aqueles considerados imprescindíveis, ou difíceis de encontrar, o que pode dificultar a reposição e o exercício das funções (cargos em vacância), bem como na atração de novos talentos.

“A adoção de práticas como a ‘Semana de Quatro Dias’ e o ‘descanso proativo’ pode ser vista como um investimento de longo prazo, com foco na qualidade de vida dos funcionários, e resultar no sucesso da empresa”, avalia.

Benefício ou não?

Para o engenheiro de produção Victor Moreira, um dos pontos mais importantes da Semana Laboral de Quatro Dias é não apenas diminuir a ‘carga de trabalho indispensável’, mas também reduzir aquelas que são desnecessárias. Com menos dias, as empresas seriam obrigadas a reduzir reuniões, automatizar processos e focar em dar mais autonomia aos trabalhos de cada colaborador.

O novo regime de trabalho também favorece a forma como os colaboradores enxergam o trabalho, uma vez que ter maior autonomia gera um ambiente de confiança mútua entre empregado e empregador. Ele ressalta, no entanto, que as duas partes precisam ter em mente que tal sistema não é uma oferta de benefício.

“Na verdade, deve ser encarada como um acordo mútuo: em que ambas as partes alinham seus resultados e demandas à alteração do arranjo de ‘foco em horas trabalhadas’ para a medição de resultados. Ou seja, tanto o colaborador quanto a empresa têm papéis e deveres a cumprir nesse processo”, esclarece.

Greenwashing

Em tempos de Greenwashing, o dia não trabalhado pode se tornar uma espécie de home office, em razão da quantidade excessiva de atividades que o funcionário terá de realizar, antes e depois do dia parado, o que o levaria a trabalhar mesmo quando deveria descansar. Aplicado ao universo ESG — sigla inglesa que representa boas práticas nos quesitos ambientais, sociais e de governança corporativa —, o greenwashing acontece quando uma empresa mascara ações de ESG para se autopromover.

Segundo a administradora Talita Oliveira, muitos de seus mentorados de carreira relatam que são acionados fora do horário de trabalho e, por vezes, são cobrados por entrega de projetos em prazos apertados e infactíveis. O resultado culmina em transtorno de ansiedade, pânico e burnout — práticas contrárias ao que pregam o ESG e a ‘Semana Laboral de Quatro Dias’.

“Para evitar o Greenwashing é essencial que as empresas atuem de acordo com os princípios de responsabilidade social e promovam, de maneira genuína, qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários. Transparência nas ações, comunicação clara e adoção de práticas consistentes são elementos fundamentais para evitar qualquer forma de falsa representação ou engano nas práticas de trabalho”, sentenciou.